NTI – Núcleo de Tecnologia da Informação | IFSULDEMINAS – Campus Passos | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Atribuições Gerais

  1. Representar o campus no Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI), caso seja indicado pela Direção Geral;
  2. Identificar, junto às demais coordenações e setores, novas necessidades da Instituição quanto a Tecnologia da Informação e planejar o desenvolvimento de projetos para o atendimento dessas necessidades em consonância com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI);
  3. Implantar, padronizar e fiscalizar as políticas internas de Segurança da Informação e Comunicação do campus e a outras políticas e diretrizes encaminhadas por instâncias superiores;
  4. Auxiliar no gerenciamento dos investimentos e propor recursos para ações de Tecnologia da Informação e Comunicação;
  5. Implantar os projetos elaborados e aprovados;
  6. Propor e coordenar a contratação de serviços de Tecnologia da Informação e a aquisição de equipamentos de TIC para mobiliar e manter o parque tecnológico, analisando estudos de viabilidade econômica e técnica e avaliando os produtos de acordo com as necessidades da instituição e a conformidade com Instrução Normativa MP/SLTI no 04 de 11 de setembro de 2014 e a Instrução Normativa no 05;
  7. Elaborar relatórios diversos inerentes ao setor, a fim de subsidiar a Direção Geral, Direção de Administração e Planejamento e Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão na tomada de decisões;
  8. Revisar, organizar, documentar e publicar os procedimentos relacionados à GTIC;
  9. Manter intercâmbio com os demais campi e reitoria objetivando o desenvolvimento de projetos com benefícios comuns;
  10. Operar e configurar equipamentos de projeção multimídia, e prestar suporte à utilização;
  11. Realizar manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos de Informática do campus;
  12. Levantar as necessidades de atualização de equipamentos de informática nos setores e sugerir a aquisição de novos equipamentos, para o gestor de TIC, quando necessário;
  13. Manter e dar suporte aos seguintes sistemas/serviços do campus:
    • Sistema Acadêmico em uso;
    • Sistema de Gestão Integrada em uso (SUAP);
    • Sistema de Gerenciamento de Acervo da Biblioteca;
    • Sistema de Requisições de Compras e Contratações;
    • Sistema de Gerenciamento das Ilhas de Impressão e demais aplicações e serviços disponibilizados no WebServer local;
    • Ambiente complementar aos cursos presenciais do Campus | Plataforma Moodle (AVA);
    • 1º Nível de Suporte e Atendimento ao Usuário dos Cursos Hospedados e Mantidos pela DTIC (Reitoria) | Plataforma Moodle (AVA);
  14. Efetuar a manutenção e atualização dos softwares utilizados no campus;
  15. Garantir a segurança, integridade e disponibilidade dos dados da Instituição, monitorando a manutenção e conservação a nível físico e lógico;
  16. Propor e conduzir a aquisição de insumos e equipamentos para manutenção da infraestrutura de redes do campus;
  17. Prover e assegurar funcionamento da rede de telecomunicações que atende o serviço de telefonia do Campus;
  18. Assegurar o correto funcionamento da infraestrutura de ativos de rede do Campus;
  19. Prestar serviço de instalação e manutenção na infraestrutura de redes do campus;
  20. Identificar os equipamentos em situação de descarte e de substituição no “Backbone” da rede;
  21. Administrar e monitorar o funcionamento da infraestrutura de TI e a rede de dados do Campus;
  22. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pela Gerência de TIC;
  23. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pela Direção Geral, Direção de Administração e Planejamento e Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão.